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Top 30: Os carros elétricos vendidos no Brasil (2023)



O mercado brasileiro era bastante escasso quando o assunto eram os carros elétricos, sendo que havia apenas um modelo movido somente a eletricidade à disposição dos consumidores do nosso país.


Isso foi mudando com o tempo, e hoje temos diversas opções, desde os modelos de marcas tradicionais até os absurdamente caros importados. Ainda temos a importação independente, que traz várias outras opções.

Selecionamos abaixo os carros elétricos no Brasil, vendidos com representação oficial ou através de importação independente, além dos modelos que estão prestes a chegar ao país.


Mercedes EQS AMG 53 – R$ 1.399.900


Começamos pelo suprassumo, não somente dos carros elétricos, mas de veículos em geral.

O Mercedes EQS é nada menos que a versão elétrica do Classe S, aquele sedã que é respeitado por sempre trazer inovações e tecnologia ao mundo automotivo, antes de quase todo mundo.


Audi RS e-tron GT RS – R$ 1.102.990


Diferente dos modelos elétricos que buscam preços mais acessíveis, o novo Audi RS e-tron GT está na outra ponta. Custa mais de R$ 1 milhão, oferece muito mais em termos de potência e equipamentos e viu suas primeiras unidades esgotarem em apenas 24 horas no Brasil.

Seu lançamento ocorreu em maio de 2021, com algo bem chamativo: suas diversas opções de personalização oferecem até 1,4 milhão de possíveis combinações.

Ele compartilha a plataforma com o Porsche Taycan, despejando 645 cv e 84,6 kgfm de seus dois motores elétricos. Com isso, os 100 km/h chegam em apenas 3,3 segundos, além de alcançar 250 km/h de máxima.


Mercedes EQC 400 AMG Line – R$ 723.389


Outra marca alemã que passou a investir pesado entre os elétricos é a Mercedes-Benz. Aqui no Brasil, a marca lançou inicialmente o EQC.

Esse é o preço da versão única oferecida por aqui, a EQC 400 AMG Line. Também com tração integral, assim como o rival da Audi, o modelo da Mercedes oferece dois motores elétricos com 408 cv e 77,5 kgfm no total, sendo que a autonomia é de 374 km.

A lista de equipamentos para quem desembolsar esse valor é bem extensa: múltiplos airbags, estacionamento automático, som da Burmester, câmera de 360 graus, faróis full LED, head-up display, multimídia MBUX, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, teto solar, entre outros.



BYD Yuan Plus – R$ 269.990



Com preço bem mais camarada que os dois modelos topo de linha da BYD no Brasil, o Yuan Plus também tem muitas qualidades.

Suas boas baterias de 60 kWh entregam uma ótima autonomia de até 458 km no Brasil.

Só que em tomadas comuns de 220v, a carga completa leva até 32 horas. O melhor é usar o carregador mais forte de 6 kWh, que entrega a mesma carga em apenas 9 horas.



BYD D1 – R$ 269.990




O BYD D1 tem o mesmo preço do Yuan Plus, mas é mais focado em motoristas de aplicativo. Que motorista de aplicativo tem condições de gastar R$ 270.000 já é outra história.

Enfim, seu formato de minivan é bem prático para este uso, e a autonomia total é de até 371 km, de acordo com o site da marca.

A porta lateral é automática, como acontece sempre em minivans e vans mais caras do mercado.



Peugeot e-2008 GT – R$ 259.990




Estranhamente, a versão elétrica do SUV 2008 é mais barata do que a versão semelhante do compacto 208.

O Peugeot e-2008 GT é um dos mais equipados e modernos em sua faixa de preço. Sua autonomia de 345 km não é lá grande coisa, mas também não é muito limitada.

Plugado em tomadas comuns, ele leva 16 horas para carregar as baterias até 100%.



MINI Cooper SE Exclusive – R$ 253.990



Um dos modelos mais recentes na lista dos elétricos vendidos por aqui é MINI Cooper, que chegou em 2021.

O motor elétrico do compacto entrega o equivalente a 184 cv, com bateria de íon-lítio de 32,6 kWh. Sua aceleração até os 100 km/h é bem interessante (7,3 segundos), mas a velocidade máxima é de apenas 150 km/h. A autonomia é de 203 a 234 km.

Visualmente, o MINI Cooper elétrico tem novas grades, novos faróis de LED, lanternas com desenho “Union Jack” e mais opções de rodas e cores para a carroceria. Ele ainda vem de série com pneus runflat, faróis automáticos, seis airbags, sensor de chuva, entre outros itens.



JAC E-J7 – R$ 252.900





O novo JAC E-J7 foi uma das últimas adições da marca ao seu portfólio de modelos elétricos. Diferente do restante da linha, porém, agora estamos falando de um sedã 100% elétrico.

Com 193 cv e 34,7 kgfm de torque, o chinês promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e autonomia de 402 km, o que permite realizar viagens razoáveis (ida e volta) sem se preocupar com o carregamento das baterias.

Para aumentar o interesse por ele, a JAC não teve nenhum problema em compará-lo diretamente com o BMW 320i GP, dizendo que seu modelo é maior, mais largo, mais potente, tem mais torque e, obviamente, é bem mais barato.

JAC E-JS4 – R$ 242.900


Carros elétricos no Brasil

O E-JS4 (um nome que dificilmente será gravado pelo público em geral) é uma das novidades da JAC Motors por aqui, a marca que mais aposta nos elétricos em nosso mercado. Ele chega para substituir o iEV60 em nosso mercado.

Ele carrega a expectativa de ser o elétrico mais vendido da marca no Brasil. Seu visual ficou mais chamativo, sendo fruto da parceria com a Volkswagen.

Suas primeiras unidades chegaram agosto de 2021, quando os interessados puderam conferir de perto o SUV médio que entrega 150 cv e 33,7 kgfm. A marca promete uma autonomia de 420 km, além de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

Renault Zoe Intense – R$ 239.990


Sim, o Renault Zoe continua sendo vendido no Brasil, embora quase ninguém fale muito sobre ele.

A autonomia que a marca francesa divulga para ele é de 385 km, um bom número.

Sua potência é de 100 kW, o equivalente a 135 cavalos, com aceleração de 0-100 em 9,2 segundos.

Fiat 500e – R$ 224.990


Carros elétricos no Brasil

A Fiat é conhecida em nosso mercado por atuar em todas as frentes e não demorar muito para inovar em diversos segmentos. Por isso, era de se esperar que a marca italiana também marcasse presença no mundo dos elétricos.

Seu representante é o Fiat 500e, que é vendido por aqui apenas na versão Icon. Ele tem 118 cv e 22,4 kgfm de torque, sendo um modelo voltado para o uso urbano com seus 320 km de autonomia.

CAOA Chery iCar EQ1 Tech – R$ 149.990


Agora chegamos à briga acirrada para vermos qual é o carro elétrico mais barato do Brasil. O trio iCar, Kwid e e-JS1 sempre estão brigando entre si.

Em alguns momentos o iCar é o mais barato, em outros é o Kwid, e ainda em outros é o JAC.

Nesta faixa de preço, a qualidade do carro em si é bastante reduzida. O Chery iCar, por exemplo, tem autonomia de 197 km, o que é menos da metade de alguns modelos mais caros aqui da lista.

Renault Kwid e-Tech Intense – R$ 149.990


O Kwid elétrico tem 65 cv e 11,5 kgfm de torque. Isso é o equivalente a 48 kW de potência, algo minimamente necessário se levarmos em conta nossa topografia.

A autonomia, pelo menos no papel, é bem melhor do que os números do iCar acima.

Ele tem 298 km de autonomia no ciclo urbano e 265 km no ciclo misto.

JAC e-JS1 – R$ 145.900


Carros elétricos no Brasil

Carro elétrico mais barato do Brasil, o e-JS1 foi lançado pela JAC Motors para ser uma versão urbana do iEV20, chegando como o elétrico mais barato da marca por aqui. Fruto da parceria com a VW, ele tem bateria de 30,2 kWh, rendendo 62 cv e 15,3 kgfm.

A marca promete uma autonomia de até 302 km, o que seria bem interessante para um modelo urbano. Por outro lado, a potência é mais baixa e a velocidade máxima é de 110 km/h.

Seu porte é bem parecido com o VW up!, e ele consegue levar até cinco passageiros.

Carros elétricos no Brasil, importação independente

Tesla Model 3 – R$ 490.000


Carros elétricos no Brasil

Há ainda uma série de carros elétricos que são oferecidos por empresas especializadas em importação independente de veículos. Um deles é o Tesla Model 3, disponível nas versões Standard Plus, Long Range e Performance, com autonomias de 430, 580 ou 567 km, respectivamente.

O sedã mede 4,69 metros de comprimento e é o carro de entrada da marca, com preço de cerca de R$ 490 mil em nosso mercado. Esse é o valor da opção mais barata, sendo que as outras duas custam R$ 540 mil e R$ 605 mil.

Ele é dotado de um motor elétrico ligado às rodas traseiras, que rende o equivalente a 238 cv, alimentado por um conjunto de baterias com autonomia de até 360 km ou 500 km com baterias de longo alcance (opcionais). A Tesla diz que ele atinge os 100 km/h em 5,6 s.

Tesla Model Y – R$ 599.000


O Tesla Model Y é, segundo a empresa fabricante, um SUV de porte médio, com autonomia de cerca de 520 km.

Nos EUA, ele parte hoje de US$ 54.990, mas aqui no Brasil, multiplique esse número por 10, como costuma acontecer com carros importados por importação independente.

É possível adicionar o layout interno para sete passageiros, ao invés de cinco, por um custo adicional de 4.000 dólares, nos EUA. O sistema de piloto automático mais avançado custa 6.000 dólares e o sistema FSD, ou Full Self Driving, custa 15.000 dólares.

Tesla Model S – R$ 929.000


Carros elétricos no Brasil

O sedã topo de linha da Tesla é o Model S, que é oferecido sob encomenda com preços que começam em R$ 929 mil, nas versões Long Range e Performance.

O primeiro oferece uma autonomia de 610 km, vai de 0 a 100 km/h em 3,8 s e alcança máxima de 250 km/h, enquanto o segundo tem 593 km, 2,6 s e 261 km/h, respectivamente.

O Tesla Model S em sua configuração mais cara oferece itens como bancos aquecidos para todos os ocupantes, suspensão pneumática que varia conforme as condições das ruas (via GPS), chave keyless, sistema de prevenção de colisão, sistema de frenagem automática, sistema de som premium, sistema de navegação com mapas e tráfego em tempo real, entre outros.

Tesla Model X – R$ 999.000


Carros elétricos no Brasil

Por último, mas não menos importante, o Tesla Model X se posiciona como o crossover elétrico da marca e também está disponível nas configurações Long Range e X Plaid (confira aqui Tesla: bateria de 1,6 milhão de km barateará elétricos), sendo que esta última consegue alcançar os 100 km/h em apenas 2,6 segundos.

Neste caso, os preços começam em R$ 999 mil.

Um dos destaques do carro são as portas traseiras conhecidas como “falcon wings” (asas de falcão, em inglês), que se abrem para cima.

A lista de equipamentos do Model X também segue praticamente o mesmo padrão do Model S.

 
 
 

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